Causos e Gaitas

CAUSOS E GAITAS

A série “Causos e Gaitas” apresenta uma pesquisa sobre história da música de raiz da Serra Gaúcha e documenta a trajetória de importantes personagens que se tornaram referências para nossas tradições.

Apresentação – Rafael De Boni Direção – Luciano Balen e Daniel Vargas Som Direto – Moises Oliveira Financiamento – Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul Apoio Cultural – Metadados, Pisani Plásticos, Marcopolo e Fundação Marcopolo Apoio – UCS FM, Sanmartin, Focco Sistemas de Gestão, Neo Technology e Xamã Films

Neste primeiro episódio, o violeiro e pesquisador Valdir Verona. Verona nasceu na localidade da Grota, no distrito de Vila Oliva em Caxias do Sul.
Na infância, não tinha energia elétrica em casa, mas tinha um rádio de pilhas onde ouvia ouvia as rádios de São Paulo, que tocavam moda de viola, e ouvia também as rádios da Argentina, que tocavam tangos.

Neste episódio, o trovador Jorge Boca de Sino, guardião vivo da memória da Festa do Divino do distrito de Criuva de Caxias do Sul; conta sua trajetória, fala da história da Música Bertussi, da tradição do Terno de Reis e conecta a música da Serra Gaúcha à música do litoral gaúcho.

Paulo Siqueira é um dos mais importantes acordeonista do Sul do Brasil. Inspira, até hoje, jovens instrumentistas na destreza e na poesia da amplitude sonora deste instrumento. Paulo acompanhou Honeyde Bertussi, fundou o conjunto Velha Porteira com o qual gravou diversos LP’s nos anos 70. Paulo é gente boníssima! Assista!

Muita emoção. Muita história. A verdadeira história da gaita gaúcha contada pelo guardião da música Bertussi no templo sagrado da Fazenda Bertussi.

Outros Causos e Gaitas.

Relembrando mais histórias desses personagens símbolos da cultura da música serrana.