História da

Fundação Marcopolo

Em 1956, foi criado o Grêmio Atlético Nicola (GAN), primeiramente como time de futebol e depois como instituição que congregava diversas modalidades esportivas.
O Grêmio recebeu impulso de Ody Britto e Antenor Correa dois incansáveis incentivadores do esporte da empresa, que juntamente com Antonio Vargas de Oliveira (Galego), o treinador do time de futebol, levaram a empresa a inscrever seus times nos campeonatos do SESI, objetivo maior de todos os colaboradores atletas.

Na década de 60  foi criada a Fundação Assistencial Nicola (FAN), que tinha carater social, seu principal objetivo era proporcionar ao seus colaboradores um melhor ambiente de trabalho;

• Em 1961 o GAN (Grêmio Atletico Nicola), obteve sete troféus e oitenta e seis medalhas, referentes aos mais diferentes esportes nos campeonatos municipais e estaduais.
  • 1962 conquistou o tetracampeonato de Basquete;
  • 1963 conquistou o Tri campeonato estadual de Futebol;

A Fundação Assistencial Nicola e o Grêmio Atlético Nicola cumpriram o seu papel como alicerces do processo de integração empresa/colaboradores. Projetaram as equipes no cenário municipal e estadual e proporcionaram benefícios aos seus associados e dependentes.

• Em 22 de agosto de 1981 o Grêmio Atlético Marcopolo transforma-se em Associação dos Funcionários da Marcopolo (AFM), sendo uma agremiação cultural, desportiva e social, tendo como principal objetivo oferecer benefícios e vantagens de caráter assistencial aos seus associados e dependentes. Suas metas foram as de difundir e aperfeiçoar a pratica e o desenvolvimento do desporto amadorista, além de organizar e patrocinar reuniões e atividades artísticas, sociais e cívicas. Junto à empresa, a AFM buscou colaborar especialmente em programas de assistencial social, de treinamento e de desenvolvimento de recursos humanos. Prestou serviços assistenciais tais como: assistência financeira, médica/farmacêutico/hospitalar, educacional, cultural, recreativa e esportiva, alimentar e outras que se fazem necessárias aos associados e dependentes.
  • Em 1986, foi criado o CTG Marco da Tradição, com o objetivo de oportunizar aos colaboradores o cultivo pela tradição gaúcha.
  • Continuando o desenvolvimento do esporte amador, inovou realizando a 1º Rústica Marcopolo, com que contou com a participação de colaboradores e comunidade, também em 86.
  • A Marcopolo instituiu, em 25 de maio de 1988, a Fundação Marcopolo (FM), entidade dotada de personalidade jurídica, sem fins lucrativos, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira, que tem por objetivo social promover o bem estar social de seus colaboradores. A Fundação oferecia benefícios variados como: o Programa de Incentivo à Educação, coordenado pela área de treinamento, para o custeio de parte do estudo dos colaboradores; convênios com diversos estabelecimentos comerciais e escolas, e empréstimos para colaboradores que necessitam de recursos para tratamento de saúde e construção. Os planos de saúde e o atendimento médico-odontológico oferecidos pela empresa, são realizados nas próprias unidades fabris, complementando os benefícios oferecidos. A partir de sua constituição a Fundação Marcopolo passou a destinar verbas para que a AFM desenvolvesse suas atividades.

• Em 2000, foram iniciadas as atividades para filhos de colaboradores na modalidade de Futebol de Campo.
  • O Projeto Escolas surgiu em 2003 após um mapeamento feito junto aos colaboradores da Marcopolo que sugeriram que a Fundação Marcopolo realizasse um trabalho educativo nas escolas do município de Caxias do Sul.
  • Em 2003, houve a extinção da Associação dos Funcionários da Marcopolo. Suas funções foram incorporadas à Fundação Marcopolo, restringindo a política voltada à saúde, educação e habitação.
  • Em 2004, o trabalho da Fundação Marcopolo foi revisto, e passou a atender também a comunidade por meio de ações sociais focadas ao auxílio de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
  • Em 2007, foi inaugurado do Centro Poliesportivo Paulo Bellini.
  • Em 2008 a Fundação completou 20 anos.

• A Fundação Marcopolo adota nova identidade visual.
  • Em 2011 iniciam as atividades do Coral Infantil e da escola de futsal.
  • Em 2013, a Fundação Marcopolo completou 25 anos.
  • Em 2013, aconteceu o lançamento da Orquestra Jovem
  • No ano de 2014, aconteceu a inauguração do Espaço do Gaúcho.
  • Em 2018, a Fundação comemorou 30 anos de atuação em prol do bem-estar das pessoas.
  • Em 2019, acontece a primeira edição dos Jogos Internos em São Mateus – ES.

• Em 2020, pela primeira vez, os jogos internos adotaram um formato olímpico, e desde então o formato se repete a cada 4 anos.
  • Em 2020 o Ônibus das Artes é adquirido pela Fundação Marcopolo. O ônibus possui biblioteca interna e consultório médico.
  • Em 2021 é aberto o Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas.
  • Em 2022 a Sede Recreativa da Fundação Marcopolo sediou jogos das Surdolimpíadas e recebeu centenas de atletas de diversos países.
  • Em 2022 é lançada a Escola Marcopolo de Criatividade, com o objetivo de oportunizar e incentivar a criatividade de jovens.
  • Em 2022 o Ônibus Palco é Adquirido pela Fundação Marcopolo.

Arquibancadas/Vestiário

Quiosque Nicola

Estruturas com churrasqueiras, pias, mesas e bancas que permitem que o associado desfrute de bons momentos com seus familiares.

Quiosque de vidro

Dois quiosques fechados com vidro com completa estrutura capazes de acomodar até 40 pessoas cada.