Edital Projeto Escolas

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A educação inspira transformação!

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Números da Escola
Manhã
Tarde
Noite
Estudantes
Professores
Funcionários
A avaliação se dará com base nos Indicadores de Qualidade na Educação da Unicef, PNUD e Inep-MEC.
1. Amizade e solidariedade
1.1 Quando alguém (professor, funcionário ou estudante) chega à escola com algum problema pessoal, encontra pessoas dispostas a ajudar? Se sim, de que forma isso é realizada essa intervenção?
1.2 O ambiente da escola favorece a amizade entre todos (entre estudantes e estudantes; entre professores e estudantes; entre os professores, etc.)?
Observações
2. Alegria
2.1 Os estudantes gostam de frequentar a escola?
2.2 As pessoas que trabalham na escola gostam do trabalho que fazem?
2.3 A escola promove festas com a participação de pais, estudantes, professores e funcionários?
Observações
3. Respeito ao outro
3.1 Os estudantes tratam bem os professores e os funcionários da escola?
3.2 Professores, diretores e funcionários se tratam bem e se respeitam?
3.3 As pessoas que trabalham na escola se sentem respeitadas e valorizadas por pais e estudantes?
3.4 Pais e estudantes que chegam para fazer matrícula, pedir informações ou saber sobre seus filhos são atendidos com atenção e respeito?
Observações
4. Combate à discriminação
4.1 Na escola todos são tratados com respeito e mantêm laços de amizade, não importando se são negros, brancos, indígenas, pessoas com deficiência, ricos ou pobres, homens ou mulheres, homossexuais ou heterossexuais?
4.2 Quando os estudantes têm atitudes preconceituosas ou discriminatórias (como fazer brincadeiras ou usar apelidos que humilhem seus colegas), isso é conversado na sala de aula ou em outro espaço da escola para que não aconteça mais?
4.3 A discriminação (atos preconceituosos contra pessoas com deficiência, povos indígenas, mulheres, negros, homossexuais e outros) é assunto abordado durante as aulas como algo que, além de prejudicar as relações entre as pessoas, é crime?
Observações
5. Disciplina
5.1 As regras de convivência da escola são claras, conhecidas e respeitadas por toda a comunidade escolar?
5.2 Os estudantes participam da elaboração das regras de convivência na escola?
5.3 Todos (estudantes, professores, diretor e demais profissionais da escola) que não cumprem as regras da escola são punidos da mesma maneira e com justiça?
Observações
6. Respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes
6.1 A escola acolhe crianças e adolescentes com deficiência nas mesmas salas de aula em que estudam os estudantes sem deficiência? Esses estudantes recebem o apoio de que necessitam?
Observações
7. Proposta pedagógica definida é conhecida por todos?
7.1 A escola possui uma proposta pedagógica escrita (em forma de documento)?
7.2 Os professores participaram ativamente da elaboração da proposta pedagógica da escola?
7.3 Todos os que trabalham na escola, pais e estudantes conhecem a proposta pedagógica da escola?
7.4 A proposta pedagógica é atualizada periodicamente?
Observações
8. Planejamento
8.1 Os professores planejam regularmente suas aulas?
8.2 Os professores trocam ideias entre si para planejar as aulas?
8.3 Os professores procuram saber o que os estudantes aprenderam no ano anterior para preparar o planejamento do ano letivo?
8.4 Os professores ouvem e consideram opiniões e sugestões dos estudantes para planejar suas aulas?
8.5 O cumprimento do planejamento dos professores é acompanhado pela direção da escola?
Observações
9. Contextualização
9.1 Professores e estudantes realizam atividades de estudo do entorno da escola?
9.2 Professores e estudantes desenvolvem atividades para resolver problemas identificados no entorno da escola?
9.3 A escola promove visitas no bairro e na cidade para que os alunos conheçam e aprendam a usar os equipamentos públicos da região (postos de saúde, hospitais, parques, praças, monumentos, museus, bibliotecas, centros culturais, Conselho Tutelar, Vara da Infância, etc.)?
Observações
10. Variedade das estratégias e dos recursos de ensino-aprendizagem
10.1 São usados diferentes recursos pedagógicos (internet, jornais, revistas, livros diversos, obras de arte, filmes) em sala de aula?
10.2 Todos os estudantes podem demonstrar suas aprendizagens e apresentar seus trabalhos de formas variadas (oralmente, por escrito, utilizando de teatro, pintura, brincadeiras, etc.)?
10.3 As salas de aula são organizadas de acordo com o tipo de atividade realizada?
Observações
11. Incentivo à autonomia e ao trabalho coletivo
11.1 Os professores explicam de forma clara e simples os objetivos das matérias que estão sendo estudadas em sala de aula?
11.2 As aulas são organizadas de maneira que todos os estudantes possam fazer perguntas, conversar sobre os assuntos apresentados, defender suas ideias e mudar de opinião?
11.3 Os estudantes têm oportunidade de propor, criar e realizar atividades na sala de aula e na escola como um todo?
11.4 A escola realiza feiras ou exposições das criações dos estudantes (por exemplo, desenhos, poesias, invenções)?
11.5 Todos os estudantes são incentivados e orientados para o trabalho em grupo?
11.6 Todos os estudantes são incentivados e orientados para desenvolver pesquisas e experimentos?
Observações
12. Prática pedagógica inclusiva
12.1 Estudantes com deficiência recebem apoio individualizado?
12.2 No dia a dia da sala de aula, respeita-se o fato de que cada estudante precisa de um tempo diferente para aprender?
12.3 A escola cuida para que todos os estudantes (negros, brancos, indígenas, pessoas com deficiência, ricos ou pobres, homens ou mulheres, homossexuais ou não) recebam a mesma atenção na sala de aula?
Observações
13. Monitoramento do processo de aprendizagem dos estudantes
13.1 Os professores observam a progressão dos estudantes e suas principais dificuldades (por exemplo, corrigem trabalhos, circulam pela classe enquanto os estudantes estão fazendo seus exercícios, incentivam os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas)?
13.2 Durante as aulas, os professores fazem perguntas sobre pontos importantes da matéria para ver se os alunos entenderam o conteúdo?
13.3 Todos os estudantes são informados sobre os conteúdos nos quais progrediram e em quais precisam estudar e avançar mais?
Observações
14. Mecanismos de avaliação dos estudantes
14.1 Os professores fazem uso de diferentes atividades para avaliar os estudantes (provas, trabalhos, seminários)?
14.2 A atribuição de notas ou conceitos é discutida entre todos os professores?
14.3 As decisões sobre a reprovação ou o reagrupamento de estudantes são discutidas por todos os professores?
14.4 Pais e mães participam dessas discussões?
Observações
15. Participação dos estudantes na avaliação de sua aprendizagem
15.1 Os estudantes participam da definição e da organização dos meios de avaliação utilizados pela escola?
15.2 Os estudantes são orientados pelos professores a fazer auto-avaliação (falar, escrever, expressar o que aprenderam)?
15.3 Os professores dizem aos estudantes por que eles tiram esta ou aquela nota/conceito ou por que foram aprovados ou reprovados?
Observações
16. Avaliação do trabalho dos profissionais da escola
16.1 Existe na escola algum procedimento formalizado para avaliar o trabalho realizado durante o ano por todas as pessoas que ali trabalham?
16.2 Representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar (direção, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários, estudantes, pais e mães) participam das avaliações das pessoas que trabalham na escola?
16.3 Caso esses momentos avaliativos existam, as pessoas costumam opinar sobre como melhorar os trabalhos realizados na escola?
Observações
17. Acesso, compreensão e uso dos indicadores oficiais de avaliação da escola e das redes de ensino
17.1 O significado desses indicadores é discutido na escola (em sala de aula, reuniões de professores, de pais, reuniões pedagógicas, etc.)?
17.2 Se esse tipo de discussão acontece, a comunidade escolar faz com que suas dúvidas e opiniões cheguem até os órgãos responsáveis pela produção desses indicadores?
17.3 A comunidade escolar (pais, diretor, professores, demais funcionários, estudantes, etc.) é informada sobre as estatísticas educacionais produzidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação) ou pelas Secretarias de Educação sobre o desempenho da escola e da rede escolar da qual faz parte (tais como taxas de evasão, abandono, distorção entre idade e série, avaliações de aprendizagem, etc.)?
Observações
18. Informação democratizada
18.1 A direção consegue informar toda a comunidade escolar sobre os principais acontecimentos da escola?
18.2 As informações circulam de maneira rápida e precisa entre pais, professores, demais profissionais da escola, estudantes e outros membros da comunidade escolar?
Observações
19. Conselhos escolares atuantes
19.1 O conselho escolar é formado por representantes de toda a comunidade escolar (inclusive estudantes) e sua composição é paritária, ou seja, possui o mesmo número de pessoas entre funcionários (incluindo professores) e não-funcionários?
19.2 O conselho escolar tem normas de funcionamento definidas e conhecidas por todos?
19.3 Os conselheiros recebem capacitação (cursos, participação em seminários, etc.) para exercer sua função?
19.4 O conselho escolar tem à sua disposição informações sobre a escola em quantidade e qualidade suficientes para que possa tomar as decisões necessárias?
19.5 O conselho escolar participa das definições orçamentárias da escola?
Observações
20. Participação efetiva de estudantes, pais, mães e comunidade em geral
20.1 Há grêmios estudantis ou outros grupos juvenis participando da tomada de decisões na escola e ajudando os alunos a se organizarem?
20.2 Existem espaços onde todos (estudantes, diretor, professores, funcionários, pais, mães e outras pessoas da comunidade) possam discutir e negociar encaminhamentos relativos ao andamento da escola?
20.3 A direção presta contas à comunidade escolar, apresentando regularmente o orçamento da escola e seus gastos?
20.4 A comunidade escolar conhece e discute as dificuldades de gestão e de financiamento da escola?
20.5 Os pais participam de associações de apoio à escola, tais como associações de pais e mestres ou outras?
20.6 Os pais e as mães comparecem e participam ativamente das reuniões sobre a vida escolar dos estudantes?
20.7 A escola se mantém aberta aos finais de semana para que a comunidade possa usufruir do espaço (salas, pátio, quadras de esporte, biblioteca, etc.)?
20.8 A escola elaborou o seu projeto político-pedagógico com a participação de toda a comunidade escolar (estudantes, professores, pais, diretor, funcionários em geral, conselheiros tutelares e demais membros da comunidade escolar)?
20.9 Quando são realizadas atividades de confraternização com a comunidade (festas, gincanas, bailes, formaturas), garante-se a presença de todos, mesmo daqueles pais e alunos completamente desprovidos de recursos financeiros?
Observações
21. Habilitação
21.1 Todos os professores que trabalham na escola têm habilitação (formação inicial) necessária para o exercício de sua função?
21.2 Os demais funcionários da escola também têm habilitação para o exercício de suas funções?
Observações
22. Formação continuada
22.1 Todas as pessoas que trabalham na escola têm oportunidades de se atualizar e participar de cursos e ações de formação?
22.2 Os cursos e as ações de formação correspondem às expectativas de quem participa?
22.3 Os profissionais se mobilizam para reivindicar ou organizar as atividades de formação que lhes interessam?
22.4 Os professores e coordenadores pedagógicos sempre se reúnem para a discussão dos planos de aula e da proposta pedagógica e para a avaliação da prática (reuniões pedagógicas)?
22.5 Caso as reuniões pedagógicas aconteçam, elas ajudam a melhorar a prática pedagógica?
22.6 Professores e coordenadores pedagógicos participam de formações que os ajudam a trabalhar com estudantes com deficiência, atuando de acordo com o paradigma “inclusivo”?
22.7 Professores e demais profissionais são remunerados pelo tempo dedicado ao trabalho pedagógico realizado fora da sala de aula?
Observações
23. Suficiência da equipe escolar
23.1 A escola dispõe da quantidade de professores de que realmente necessita?
23.2 O número de funcionários é suficiente para o bom funcionamento da escola?
23.3 A escola possui coordenadores pedagógicos em número suficiente?
23.4 A direção e os coordenadores pedagógicos têm tempo para se dedicar às questões pedagógicas?
Observações
24. Assiduidade da equipe escolar
24.1 O trabalho da escola jamais é prejudicado por falta de professores, diretor e funcionários?
24.2 Caso haja faltas de diretor, professores ou funcionários que estejam prejudicando o trabalho, o problema é discutido coletivamente por toda a comunidade escolar, inclusive pais e estudantes?
24.3 Os professores começam e terminam as aulas pontualmente?
24.4 Os demais profissionais da escola também cumprem sua jornada com pontualidade?
24.5 As reuniões pedagógicas começam e terminam na hora marcada?
Observações
25. Estabilidade da equipe escolar
25.1 O diretor, os professores e demais funcionários estão há bastante tempo na escola?
25.2 Os dados sobre mudanças e substituições de profissionais a cada ano ou semestre são calculados e discutidos coletivamente, inclusive por pais e estudantes?
Observações
26. Número total de falta dos estudantes
26.1 A escola calcula o número total de faltas dos estudantes?
26.2 A escola procura compreender as causas das faltas dos estudantes?
26.3 A escola possui alguma maneira de atender os estudantes com maior número de faltas, buscando resolver esse problema?
Observações
27. Abandono e evasão
27.1 Todas as crianças em idade escolar do entorno frequentam a escola regularmente?
27.2 A comunidade escolar tem informações sobre a quantidade de estudantes que se evadem ou abandonam a escola?
27.3 A comunidade escolar busca compreender as causas do abandono ou da evasão?
27.4 A escola adota alguma medida para trazer de volta estudantes que se evadiram ou abandonaram a escola? Essas medidas têm gerado bons resultados?
Observações
28. Atenção aos estudantes com alguma defasagem de aprendizagem
28.1 No dia a dia, os professores dão atenção individual àqueles estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem?
28.2 A escola oferece oportunidades especiais para estudantes que têm dificuldades de aprendizagem (como lições extras, grupos de reforço, solicitação de professores externos para realização de debates ou aulas extras, mobilização de voluntários para apoio, etc.)?
28.3 Caso haja algum tipo de agrupamento especial, pode-se afirmar que, de fato, nessas turmas os estudantes têm melhores condições de aprendizagem (atendimento mais individualizado, metodologias alternativas, etc.)?
28.4 A comunidade escolar tem informações sobre a quantidade de estudantes que são reprovados a cada ano?
28.5 A comunidade escolar sabe quais são as disciplinas que mais reprovam e isso recebe atenção especial da direção e dos professores?
28.6 A comunidade escolar busca compreender as causas das reprovações?
28.7 A escola oferece oportunidades especiais para estudantes que têm dificuldades de aprendizagem (como lições extras, grupos de reforço, solicitação de professores externos para realização de debates ou aulas extras, mobilização de voluntários para apoio, exames de recuperação, etc.)?
Observações
29. Atenção às necessidades educativas da comunidade
29.1 A escola costuma fazer campanhas junto à comunidade para que todos que estão fora da escola se matriculem?
29.2 A escola convoca e atende jovens e adultos analfabetos ou que não têm o Ensino Fundamental completo, mas desejam estudar?
29.3 A escola procura encaminhar para outros estabelecimentos de ensino aqueles que não consegue atender?
29.4 Além da educação formal, a escola oferece outras oportunidades educativas para a comunidade?
29.5 A escola possui e utiliza bem o livro de demanda escolar (livro em que se anotam os dados dos estudantes que buscam vagas e não encontram)?
Observações
30. Caderno, lápis, borracha, lápis de cor e livros didáticos para os estudantes
30.1 Todos os estudantes possuem caderno, lápis, borracha, lápis de cor e livros didáticos?
30.2 Os cadernos, lápis, borracha, lápis de cor e livros didáticos dos estudantes são bem cuidados e estão em boas condições de uso?
30.3 Os estudantes utilizam livros didáticos e outros materiais?
Observações
31. Acesso à internet
31.1 A escola está conectada à internet?
31.2 A conexão com a internet permite a realização de pesquisas com rapidez?
31.3 Todos os estudantes e professores têm acesso à internet?
Observações
32. Banheiros
32.1 Há banheiros disponíveis para o uso de todos, inclusive dos estudantes com deficiência?
32.2 Os banheiros são limpos e estão em boas condições de uso?
32.3 Os banheiros são bem utilizados (sem ociosidade e sem uso restrito a um número muito pequeno de pessoas)?
Observações
33. Lavabos
33.1 Há lavabos disponíveis para o uso de todos?
33.2 Os lavabos são bem utilizados (sem ociosidade e sem uso restrito a um número muito pequeno de pessoas)?
Observações
34. Água filtrada ou tratada
34.1 Há filtros ou algum tipo de tratamento de água que permitam a disponibilização de água potável a todos?
34.2 Os filtros ou bebedores estão em boas condições de uso?
34.3 Todas as pessoas que frequentam a escola (estudantes, professores, pais, etc.) tomam água filtrada tratada ou tratada na escola?
Observações
35. Carteiras para os estudantes
35.1 Há carteiras disponíveis para o uso de todos os estudantes?
35.2 As carteiras estão em boas condições de uso?
35.3 As carteiras quebradas são rapidamente reaproveitadas?
Observações
36. Mesa e cadeiras para o professor
36.1 Há mesas e cadeiras para o professor nas salas de aula?
36.2 As mesas e as cadeiras do professor estão em boas condições de uso?
36.3 As mesas e as cadeiras quebradas são rapidamente reaproveitadas?
Observações
37. Pátio escolar
37.1 Há pátio escolar no qual os estudantes possam brincar?
37.2 O pátio é bonito e seguro?
37.3 O pátio é aproveitado para atividades recreativas e pedagógicas quando necessário?
Observações
38. Espaço para ensino e prática de esportes
38.1 Há espaço para o ensino e a prática de esportes?
38.2 O espaço para o ensino e a prática de esportes responde às necessidades da escola?
38.3 O espaço para a prática de esportes é bem aproveitado por todos os estudantes?
38.4 Caso não haja espaço apropriado, utilizam-se espaços alternativos para prática de esporte?
Observações
39. Materiais para uso do professor como giz, quadro, livros, jogos, mapas
39.1 Há giz, quadro, livros, brinquedos e mapas disponíveis para o uso do professor?
39.2 Esses materiais respondem às necessidades da prática pedagógica?
39.3 Estão em boas condições de uso?
39.4 Seu conteúdo respeita a diversidade humana e a igualdade entre todos (negros, brancos, amarelos, indígenas, pobres ou ricos, homens ou mulheres, homossexuais ou não)?
39.5 Todos esses materiais chegam até a sala de aula para apoiar a prática pedagógica?
39.6 Todos os membros da comunidade (estudantes, pais, professores, funcionários, etc.) têm acesso a esses materiais?
Observações
40. Materiais didáticos: televisão, computador, videocassete, aparelho de som, fitas de vídeo, etc.
40.1 Há televisão, computador, DVD, aparelho de som, etc.?
40.2 Esses materiais estão em boas condições e respondem à prática pedagógica?
40.3 O conteúdo de vídeos, programas de TV e músicas utilizados na escola respeita a diversidade humana e a igualdade entre todos (negros, brancos, amarelos, indígenas, pobres ou ricos, homens e mulheres, homossexuais ou não)?
Observações
41. Salas de aula
41.1 As salas de aula são suficientes para o número de estudantes da escola?
41.2 As salas de aula são bonitas, arejadas, alegres e iluminadas?
41.3 As salas de aula permitem a organização do mobiliário de acordo com atividades diversas (rodas, dinâmicas, etc.)?
Observações
42. Pintura do prédio e do quadro-negro
42.1 O prédio da escola está pintado?
42.2 A pintura do prédio e do quadro de giz estão em boas condições?
42.3 As paredes são utilizadas de modo conveniente para expor trabalhos de estudantes, materiais educativos, informações relevantes sem provocar poluição visual?
Observações
43. Bibliotecas, salas ou cantos de leitura
43.1 Há bibliotecas, salas ou cantos de leitura disponíveis?
43.2 A biblioteca, sala ou canto de leitura conta com acervo organizado, ambiente agradável, arejado, iluminado e bonito?
43.3 Qualquer pessoa (estudantes, professor, funcionário, pai ou mãe) pode frequentar a biblioteca ou ter acessos aos livros da escola?
43.4 A biblioteca, sala ou canto de leitura conta com alguém responsável pelo acervo e que apoia alunos, professores, pais no acesso aos livros de que necessitam?
Observações
44. Merenda escolar
44.1 É possível preparar a merenda na própria escola?
44.2 A merenda oferecida é balanceada e nutritiva?
44.3 Todos os estudantes têm acesso à merenda?
44.4 O momento da merenda faz parte do processo educativo (os estudantes são orientados sobre como se servir, se alimentar, escovar os dentes, etc.)?
Observações
45. Calendário letivo e agenda
45.1 A escola elabora seu calendário letivo e sua agenda com as datas importantes para a escola?
45.2 O calendário e as agendas são bonitos e chamam a atenção de estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar?
45.3 O calendário e a agenda de atividades são fixados em locais visíveis?
45.4 Podem ser consultados por todos os interessados?
Observações
46. Plantas, árvores e flores
46.1 Há plantas, árvores e flores na escola?
46.2 As plantas, árvores e flores da escola são bem cuidadas e bonitas?
46.3 Há atividades com os estudantes para que aprendam a cuidar de plantas, árvores e flores da escola?
Observações
47. Tratamento do lixo
47.1 Há lixeiras na escola?
47.2 As lixeiras estão espalhadas em toda a escola para facilitar o seu uso?
47.3 Há algum trabalho pedagógico sobre a destinação adequada do lixo?
47.4 A escola separa o lixo produzido e o encaminha para reciclagem?
Observações
48. Vias para acesso de pessoas com deficiência
48.1 Há vias para acesso de pessoas com deficiência à escola (salas de aula, pátio, biblioteca, etc)?
48.2 As vias para acesso de pessoas com deficiência estão em boas condições de uso?
48.3 Essas vias são utilizadas adequadamente?
Observações
49. Nível baixo de ruído
49.1 O nível de ruído é baixo?
49.2 O nível de ruído jamais atrapalha as atividades realizadas na escola?
49.3 São tomadas providências para evitar excesso de ruído?
49.4 Se há ruídos o assunto é discutido pedagogicamente com a comunidade escolar?
Observações
50. Rede de esgoto
50.1 A escola está ligada a um sistema de esgotamento sanitário?
50.2 As instalações de água e esgoto estão em boas condições de funcionamento?
50.3 Questões relativas ao saneamento básico são discutidas pedagogicamente com a comunidade escolar?
Observações
51. Beleza
51.1 A escola é bonita?
51.2 Há iniciativas para para preservar e/ou melhorar a aparência da escola?
51.3 Questões relativas à estética do ambiente são discutidas pedagogicamente com a comunidade escolar?
Observações
52. Quais os projetos existentes na escola?
53. A Escola oferece atividades extra-classe? Quais? Há participação dos estudantes? E dos professores?
54. Escreva o motivo pelo interesse na participação neste projeto.