Prêmio de Voluntariado Valter Gomes Pinto

O Prêmio Valter Gomes Pinto, que tem a forma de um concurso, é uma iniciativa da Fundação Marcopolo, que visa identificar e estimular ações transformadoras promovidas por voluntários, sendo estes moradores da Serra Gaúcha. A região de abrangência desse prêmio tem como cidades da serra gaúcha Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Canela, Vacaria, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, São Francisco de Paula, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Prata, Veranópolis, Bom Jesus, Flores da Cunha, Nova Pádua, São Domingos do Sul, Nova Bassano, Paraí e Nova Araçá, Guaporé, Cotiporã, São Valentim do Sul, Dois Lajeados, Serafina Corrêa, São Jorge, dentre outras), com projetos ligados a crianças e adolescentes em situações de risco social e pessoal.

A Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, entidade referencia no Estado do Rio Grande do Sul em voluntariado, auxilia na escolha dos projetos contemplados e credenciará a entidade vencedora a estar apta a receber voluntários.

Para nós, o trabalho voluntário é uma ação desempenhada por pessoas, que motivadas pelos valores de solidariedade, doam seu tempo e trabalham de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário ligadas a crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal.